Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

As especializações dentro do direito

Carreira do Advogado
as-especializacoes-dentro-do-direito.jpeg

Boa leitura!

Você terminou sua graduação em direito, fez a tão temida prova da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) e tem pensado em fazer uma pós-graduação especializada, porém ainda tem dúvida do que fazer ou não sabe ao certo todas as áreas de especializações que se tem para serem feitas, ou então você é apenas um leitor curioso quando o assunto envolve direito. Pode se sentir a vontade caso um desses seja você.

Ter uma especialização para atuar é algo que acrescentará bastante na sua carreira como profissional. Você não será um advogado "perdido" no mercado de trabalho. Ter ao certo a área na qual você quer se dedicar, faz com que você tenha a possibilidade de ser o melhor naquilo que faz, além de ser melhor para os clientes te acharem. Principalmente quando precisarem tratar de algo na área em que você atua.

Coisas que são boas para você refletir antes de bater o martelo é:

•  A teoria é bem diferente da prática. Não escolha algo só por ouvir pessoas falando bem daquela determinada área ou por ter visto um filme que te encantou. Muitas pessoas, uma grande parte, tem ou já tiveram uma total desilusão ao começarem atuando na tal especialização escolhida. Para evitar esse tipo de frustração na sua vida, pesquise antes sobre a área que você deseja escolher. Isso pode ser possível com aquele seu conhecido que atua nessa mesma especialização que você deseja fazer. O acompanhe sempre que possível, marque de baterem um papo enquanto tomam um bom café, saiba todos os prós e contras, pergunte a ele o que era pregado na teoria, mas que na prática é totalmente diferente. Tudo isso te ajudará bastante para evitar uma possível perda de tempo.

•  Não escolha nenhuma especialização visando somente o retorno financeiro que ela pode te dar. Dinheiro é muito bom, sim. Porém isso te impedirá de ser o melhor naquela área, até porque o motivo de você estar fazendo aquilo é apenas por dinheiro, então o que fizer já estará bom. Agora, quando alguém escolhe uma determinada área, independente do dinheiro que ganhará, é de se esperar que esteja escolhendo aquilo realmente por gostar. Isso poderá fazer com que ela tenha um reconhecimento por ser o melhor naquilo em que faz, podendo ter assim uma remuneração muito maior do que alguém que faz algo pensando só no dinheiro, por exemplo.

•  Não precisa se preocupar com o tempo que você gastará para chegar a uma conclusão correta do que irá fazer na sua pós-graduação. Não se permita, só pelo fato daquele seu ex-colega de classe já estar cursando a pós-graduação, ou até mesmo terminando, e aparentar estar muio feliz com tudo aquilo, achar que você também deveria estar no mesmo lugar que ele, ou ainda à frente. Cada pessoa tem o seu próprio tempo para tudo na vida. Não tente burlar seu tempo para não acabar fazendo algo que não gostaria e o aborrecimento ser muito maior.

Mas então, vamos conhecer algumas especializações? 

Direito trabalhista - Esse profissional cuida dos problemas envolvendo o empregado e o empregador.

Lembra das questões sindicais? Então, esse profissional que resolverá tudo nesse ramo. Num momento de desemprego e crise, esse tipo de especialista tem sido procurado bastante por grande parte da população.

Direito civil - Dentro dessa área há subáreas diversas, sendo o especialista mais procurado no Brasil.

Ele atua em questões familiares (divórcios, heranças, adoções, etc.), bens e propriedade de uma pessoa.

As especializações que existem aqui dentro são: Direito de família, direito das coisas, responsabilidade civil, direito contratual, etc.

Direito comercial - Trabalha defendendo os empresário com assuntos relacionados ao comércio. Auxilia também no fechamento ou abertura de estabelecimentos comerciais, recuperação, concorrência, etc.

Direito tributário - Cuida de tudo relacionado a tributos e os erros que acontecem no seu recolhimento.  

Direito do consumidor - Aqui é realizada a defesa ao consumidor. Atua tanto na defesa do consumidor quanto na do fornecedor do produto.

Direito penal - O especialista dessa área trabalhará com coisas relacionadas a crimes. Podendo atuar na defesa ou na acusação. Aqui estão os modelos de advogados usados para filmes e séries, os criminalistas. 

Direito ambiental - Área do direito voltada para o cuidado e proteção de tudo que envolve o meio ambiente. Eles procuram analisar o comportamento do homem segundo as leis feitas para a preservação e conservação da natureza.

Direito da tecnologia da informação - O profissional especializado nessa área busca envolvimento com todo o mundo tecnológico, com o crescimento do mundo virtual e dos problemas ocorridos neles, sendo os maiores a violação de imagens e compras falsas pela internet, a procura por esse advogado só tem crescido.

Existem outras diversas áreas, algumas até mesmo bastante novas, porém, citei as mais conhecidas e escolhidas pelos advogados. Você não precisa se limitar somente a essas, caso não se encaixe em nenhuma, se jogue em outra área a qual você tenha maior identificação. O importante é ser feliz na sua escolha.