Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Como obter sucesso na advocacia

Carreira do Advogado
como-obter-sucesso-na-advocacia.jpeg

Primeiramente, você sabe o que é sucesso? Tenha em mente que sucesso vai muito além do que só ter dinheiro. É claro que o dinheiro é uma consequência do seu sucesso, mas saiba que não se resume somente a isso. Existem, infelizmente, muitos advogados no mercado com dinheiro no bolso, mas fracassados em sua carreira.

Cada pessoa interpreta essa palavra de uma forma, sempre baseadas no que já ouviram dizer ou no que sentem.

Num todo, ter sucesso nada mais é do que ter êxito, ter um resultado que te traga paz e felicidade naquilo que você faz.

Conseguir ter sucesso e reconhecimento quando o assunto é advocacia, não é algo tão fácil. Tendo em vista de que é uma profissão em que você terá/tem vários concorrentes, muito bons assim como você, no mercado de trabalho. Em algumas regiões, essa massa de concorrentes é menor do que em outros lugares, porém sempre existirá, fazendo que sua tarefa rumo ao sucesso se torne mais difícil.

Mas afinal de contas, como conseguir se destacar? Mostrar o seu diferencial e o seu melhor em meio a tantos outros profissionais? É exatamente isso que você aprenderá no post de hoje.

Conhecimento nunca é demais - Não ache que só o fato de você já ter terminado seu ensino superior e ter seu diploma em mãos será o suficiente. Quem tem conhecimento está sempre a frente dos demais.

Talvez aquela leitura numa revista que você viu no canto de uma sala de espera de um atendimento médico, te sirva de base para você sustentar uma defesa, uma acusação, etc.

As pessoas de sucesso são aquelas que se conhecem e tem conhecimento do mundo a sua volta.

Buscar conhecimento é imprescindível, então será sempre bom estar atento às notícias, atualidades, e quando estiver com algum tempinho, LEIA!

  • Se divulgue - Será muito mais difícil para você alcançar o sucesso se estiver sozinho. Ter pessoas a sua volta que possam te ajudar de alguma forma é sempre muito bom. A divulgação também te ajudará a ter um crescimento de sua clientela, proporcionando assim uma certa popularidade do seu trabalho.

Se divulgue, se coloque no mercado para que as pessoas possam te conhecer. 

Os métodos de divulgação são diversos. Você pode também usar a internet como ferramenta para acalçar isso.

Abuse de todas as ferramentas que tiver em mãos, principalmente no início de sua carreira.

  • Fale com as pessoas - Você se divulgou e isso te trouxe clientes? Mantenha contato com eles, ligue, converse.

Saiba que quem não é visto não é lembrado. Se você mantiver esse contato e mostrar ter preocupação com as pessoas, pode fazer com que elas te vejam com bons olhos.

Porém saiba ter limites, para não acabar incomodando as pessoas e o resultado acabar sendo o oposto.

  • Cuide da sua reputação - Nesse quesito será importante tomar cuidado com o que as pessoas pensam de você, principalmente seus clientes. Um cliente que fala bem de você e do seu trabalho, pode fazer com que outras pessoas procurem você e assim acabem até mesmo se tornando novos clientes.

Procure ter eficiência, aliás, isso é o mais importante para qualquer profissional, porém tome cuidado ao máximo com os erros que você possa cometer durante essa tentativa de realizar suas coisas com eficiência, pois na carreira de advogado qualquer deslize pode ser muito ruim para a sua carreira como um todo.

Lembre-se também de manter a etiqueta, ser um advogado decente e que sabe se portar também conta pontos importantíssimos.

  • Seja organizado - Mantenha seu ambiente de trabalho arrumado e organizado, isso te tornará mais eficiente, trazendo assim facilidade e produtividade para o seu trabalho. 
  • A importância do foco - Ter foco é muito importante para chegar aonde você realmente deseja chegar. Estabeleça metas e objetivos. Lembre-se sempre de se manter motivado, pense no resultado que você terá se fizer o que realmente deve ser feito. Veja pessoas que te inspiram, faça delas sua força para manter-se focado nos seus planos.
  • Tenha paciência - Na advocacia, temos que ter em mente que se trabalha com a reputação desde o início. Sendo assim, no começo você deve ser muito paciente, já que o conhecimento das pessoas sobre você ainda é zero.

Com o tempo, divulgação e trabalho, você perceberá que será mais conhecido e se obtiver êxito e for competente, as coisas fluirão de uma maneira muito mais fácil. Saiba esperar sua hora, certas coisas são como passinhos de formiga e é aí que entra a sua persistência.

  • Persistência - O que difere um advogado de sucesso dos demais é a sua capacidade de persistir mesmo quando parece que nunca vai dar certo. Saber enxergar a situação com outros olhos, de uma forma que outras pessoas não conseguem ver, e assim realizar o que tanto quer. Insistir e persistir são os segredos para o sucesso, não só dentro da advocacia, mas em qualquer área da vida.

Ao contrário do que muitos dizem, o sucesso pode trazer felicidade e realização sim.

Porém saiba que tudo tem seu limite. Não torne isso a coisa mais essencial da sua vida, nem permita que ao alcançar o que você tanto almeja acabe destruindo a sua essência.

Busque o sucesso sim, mas seja sempre você mesmo e nunca esqueça que se você conseguiu conquistar o que queria, teve pessoas te ajudando para isso, mesmo que indiretamente. Saiba que o sucesso precisa sempre ser mantido. Assim como você consegue tê-lo pode perdê-lo também.

Esperamos que você tenha gostado do post.

Até o próximo!