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Dicas para um ótimo atendimento na advocacia

Carreira do Advogado
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Logo quando o profissional inicia sua carreira na área da advocacia, seu primeiro objetivo geralmente é a obtenção de clientes para que então ele possa realizar o trabalho que tanto sonhou em exercer.

Você se divulgou, com todas as ferramentas que tinha para que os clientes fossem captados, até que surge o primeiro contato com um possível cliente. Essa comunicação inicial é decisiva para saber se você conseguirá que aquela pessoa passe de um desconhecido para um cliente fiel. Nessa hora todo o cuidado, desde o início ao final do atendimento, é muito importante, tanto para uma futura contratação quanto para sua reputação, fazendo com que seja importante que você aprenda ou procure aprender as melhores maneiras de como tratar e atender seu cliente. Aliás, quando nos sentimos queridos em algum local, sempre queremos estar naquele lugar ou ao menos voltar nele mais vezes. Dessa forma além de você conseguir manter um cliente fixo, você faz com que ele goste tanto do seu trabalho ao ponto de divulgá-lo para amigos e familiares.

Com tudo isso, hoje te mostraremos as melhores formas de fazer um ótimo atendimento aos seus clientes e possíveis futuros clientes.

1.     É seu primeiro contato com o cliente e a primeira, ou uma das primeiras perguntas, que ele te faz é quanto você cobrará pelo seu serviço. Nunca fale de cara o valor certo que você cobrará, apesar de ser a primeira pergunta dele. Isso pode assustá-lo e fazê-lo ir a procura de outros profissionais "mais baratos" e que muitas vezes tem uma péssima qualidade. Diga a ele que, para estabelecer o valor, você primeiro precisa ver os documentos, investigar o problema, entre outras coisas. 

2.    Dê o seu melhor mesmo com pouco. Por mais que você não tenha um escritório deslumbrante ou uma gentil secretária para servir um belo de um café, você pode oferecer o melhor ao seu cliente usando dos recursos que você tem. Cafezinho numa garrafa térmica, água gelada, escritório limpinho e organizado, etc. São coisas simples, mas que contam muito. Clientes reparam muito bem quando, mesmo na simplicidade, há um bom tratamento.

3.    Seu cliente foi até você para uma conversa ou então para levar os documentos. Seja gentil com ele, pergunte como foi o dia dele até chegar ao escritório, se ele está bem, não o trate de forma tão séria caso ele seja descontraído demais, tenha empatia. Se você tiver uma equipe que trabalhe com você, secretária, contador, estagiário, entre outros, apresente o seu cliente a eles. Isso passará uma maior confiança.

4.    Lembre-se de que a apresentação conta bastante nesse primeiro atendimento. Esteja bem vestido, tenha postura, trabalhe num ambiente organizado. Essas coisas podem fazer com que a visão do cliente sobre você seja positiva, mas também bastante negativa. Nunca subestime esses aspectos.

5.    Linguagem difícil para que? Usar linguagem muito técnica ou formal demais, pode não funcionar muito com alguns clientes. Ninguém quer contratar alguém o qual ele não consiga entender nada do que fala, ou tenta passar. É claro que você não precisa falar gírias ou de uma maneira super "descolada", basta apenas falar de uma forma que as pessoas consigam te entender, principalmente seus clientes. Saiba que falar difícil hoje em dia não é visto por muita gente como ter realmente conhecimento demais naquela área e sim como alguém querendo encher linguiça ou querendo mostrar que é extremamente inteligente.

6.    Tente não ficar esquecendo o nome do seu cliente. Isso pode ser muito frustrante para ele. Se você é uma pessoa que esquece fácil o nome das outras, anote-o em algum lugar e deixe ao alcance dos seus olhos, para que sempre que você esquecer possa olhar sem precisar ficar perguntando: "... mas como é seu nome mesmo?" Outra coisa importante é, além de perguntar o nome do cliente, perguntar como ele gostaria de ser chamado. Tem pessoas que podem não se sentir confortáveis sendo chamadas pelo seu nome. Isso deixará o cliente mais confortável durante a reunião.

7.    Deixe seu cliente falar. Não fique cortando, porém não fique também totalmente calado ou parado enquanto ele fala sobre seu problema. Mostre que você está presente naquela conversa. Faça movimentos faciais, diga sim, entendo, claro, e deixe-o falar. Nunca, jamais, fale coisas ruins para seus clientes ou então coisas que possam deixá-lo mais nervoso. Isso fará você perder sua credibilidade. Seja profissional.

8.    Se você estiver a espera de um cliente que seja deficiente físico, prepare o ambiente de maneira que seja mais confortável para recebê-lo. Ofereça ajuda, se possível. Trate-o como uma pessoa normal, indiferença não vai te ajudar em nada. E o cliente não vai se sentir nada bem.

9.    Não fale ao seu cliente logo no início que ele terá êxito. Se mais pra frente for o contrário do que você tinha dito, será muito ruim para a sua imagem perante ao cliente. Caso você queira dizer algo que não o deixe tão desanimado, fale que existe sim uma probabilidade de dar certo o processo.

10. Saiba que independentemente das melhores dicas do mundo, para realizar o melhor atendimento é praticando. Pode parecer clichê, mas é mesmo a prática que leva à perfeição.

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