Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Erros cometidos no início da carreira de advogado

Carreira do Advogado
erros-cometidos-no-inicio-da-carreira-de-advogado.jpeg

Quando a pessoa é nova naquilo que faz, é esperado que ela cometa erros por falta de experiência. Qualquer profissional encontrará dificuldades no início de sua carreira e isso não é algo exclusivo dos advogados.

Porém na advocacia, a massa de pessoas recém-formadas que cometem erros, que são julgados por serem até mesmo bobos, é bem grande quando comparado aos demais.

Por que não tentar evitar esses erros nos seus primeiros trabalhos e fazê-los muito bem feitos, ao contrário do que a maioria costuma fazer?

Em cima disso, hoje abordaremos os principais erros cometidos pelos advogados no início da sua carreira. Fique de olho para ver se você não está cometendo alguns desses erros ou então, por ventura, poderia vir a cometê-los.

Não utilizar as técnicas de marketing

Utilizar das técnicas de marketing não é nenhum bicho de sete cabeças como muitas pessoas pregam ser.

Investir na criação de um blog ou de uma página no Facebook pode alavancar a sua figura profissional e levar para as pessoas o conhecimento da sua existência. Crie postagens criativas e informativas que possam cativar as pessoas. Se você não tem ideia de como produzi-las, pode dar uma pesquisada no Youtube sobre o tema ou ainda contratar alguém, até mesmo pela internet, para se comprometer a fazer isso por você.

Não dar valor à qualidade do atendimento 

Se comunicar com seus clientes de qualquer forma é uma grande furada, principalmente se for o seu primeiro contato com eles.

Lembre-se sempre da antiga frase: A primeira impressão é a que fica! Então cuide bem de como você irá se portar ao falar com seus clientes.

Por mais que apareça algum cliente que seja grosso ou intolerante, tenha paciência e faça o seu melhor sempre que possível.

Esperar que a oportunidade venha até você 

Não ache que tudo vai cair do céu. Infelizmente muitos advogados, ao terminar a faculdade e todas as outras partes formais, ficam sentados esperando que o trabalho e as oportunidades batam à sua porta. Alguns até se planejam e tentam uma coisa ou outra, mas no primeiro "não" que recebem, desanimam e esperam sentados pelas próximas chances que surgirem. Saiba que a vida pode te dar chances sim, mas não espere por algo incerto e sem prazo, isso pode te custar muito tempo.

Lembre-se de que enquanto você se encontra em estado de inércia, existem outros profissionais correndo atrás, com sol ou com chuva e conseguindo passar à sua frente e à frente dos demais que se encontram também nesse estado de espera por um milagre!

Não ligar para a aparência profissional 

Andar de qualquer jeito, não ligar para a sua postura, para a forma como se veste, a maneira a qual se comunica, a apresentação do seu trabalho, são exemplos de coisas muitos ruins e mal vistas pelas pessoas, podendo fazer com que você até mesmo perca clientes por ter uma postura não muito legal e não muito dentro dos padrões da advocacia. Vale a pena gastar mais uns minutinhos do seu dia se arrumando para aquela reunião de uma futura parceria que você pretende fechar ou então, até mesmo, para conversar com o seu cliente sobre o caso dele, no qual você está trabalhando.

Investir em uma logo bacana e profissional também é algo que aumenta seus pontinhos em meio aos demais advogados. Ter uma boa escrita também te ajudará a conseguir desenvolver uma boa comunicação tornando as suas conversas mais formais, o que, em algumas ocasiões, pode ser muito importante para você. Também vale lembrar que artigos ou documentos escritos por você com erros de gramática, coerência, etc. Podem causar uma má impressão sobre você e sobre seu serviço.

Essas coisas como, ter uma logo legal, se vestir bem, falar e escrever direito, podem parecer bobas mas são crucias para um recém-formado e que ainda está construindo a sua reputação para as pessoas que podem ser futuros clientes ou grandes parcerias.

Não cumprir com os prazos 

A falta de pontualidade é um erro muito grande e prejudica demais quando no início da carreira.

Evite ao máximo os atrasos para coisas importantes e até mesmo para coisas pequenas. Lembre-se sempre de que você está num processo de construção da sua reputação. Ninguém gosta de pessoas atrasadas e enroladas nos seus negócios e que as fazem esperar, então não se permita ser rotulado como "o enrolado que está sempre atrasado". É muito melhor chegar antes do horário do que depois. E se acontecer de você realmente tentar de todas as formas ser pontual, mas num determinado dia não deu para você chegar no horário marcado, a melhor coisa que você pode fazer é avisar com o máximo antecedência e se explicar do porquê de seu atraso ou do possível não comparecimento ao local.

Fazer tudo sozinho

Não despreze boas parcerias por medo ou algo do tipo. Mantenha uma boa comunicação com as pessoas, nem que seja o seu ex colega de classe, por exemplo. Procure pessoas que vão agregar ao seu negócio e te ajudar a crescer. Isso vai ser muito importante para você no começo dessa grande jornada.

Nada de planejamento

Ter um planejamento bem feito, com metas a serem seguidas, é algo muito importante. Podem surgir momentos em que você fique perdido, sem saber o que fazer ou por onde começar certa coisa.

Faça um planejando, assim você saberá o que executar e a recompensa que essa execução te trará, além de te tornar uma pessoa organizada com as suas coisas, o que é muito importante não só para a advocacia como para todas as áreas de sua vida.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para ampliar seus conhecimentos sobre a importância de tentar não cometer erros no ínicio da carreira jurídica.