Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

O perfil do advogado moderno

Carreira do Advogado
o-perfil-do-advogado-moderno.jpeg

A Era Digital trouxe uma série de mudanças para o mercado. Diversas áreas e profissões tiveram que se adaptar para conseguir a novas demandas que surgiram. Com isso, o perfil do advogado moderno também surgiu. Agora, ele precisa estar conectado a internet e ser um profissional multifuncional.

Isso porque, segundo Conselho Federal da OAB, esses especialistas estão mais jovens, e possuem, no máximo dez anos de experiência. Eles possuem uma formação mais interdisciplinar, por conta das novas ferramentas que surgiram.

Além disso, o perfil do advogado moderno também demonstra conhecimento em outras áreas, tais como: marketing, comunicação, negociação, análises globais, inovação, análise econômica entre outras. Isso acontece pois as próprias instituições de ensino estão oferendo formações mais completas.

Essas novas habilidades são essenciais para que os profissionais se mantenham competitivos perante o mercado, principalmente, porque, segundo o décimo Anuário de Advocacia (2015), atualmente existem mais de um mihçao de advogados atuando no mercado brasileiro.

Características do advogado moderno

O perfil de advogado moderno é repleto de características e peculiaridades que diferenciam os novos profissionais dos demais. Além de serem mais conectados as tendências tecnológicas do meio jurídico, esses especialistas possuem habilidades e conhecimentos em outras áreas.

·      Jovens: Os advogados modernos são mais novos. Normalmente, os profissionais possuem entre 25 e 35 anos de idade, o que demonstra que grande parte já começa a atuar após a conclusão da graduação.

·      Tecnológicos: Segundo pesquisas, cerca de 63% dos profissionais já utilizaram ou utilizam alguma ferramenta jurídica no seu dia a dia de trabalho. Seja para se conectar com o cliente, ou, para obter análises mais completas.

·      Empreendedores: Os novos profissionais estão cada vez mais empreendedores. Grande parte deseja desejar ter algum empreendimento na área de advocacia. Muitos deixaram de lado a ideia de atuar na área pública para poderem guiar as próprias carreiras.

·      Versátil: O especialista está muito mais versátil em relação a sua rotina de trabalho. Esqueça dos profissionais que vivem trancados em escritórios, agora, eles viajam mais e buscam participar de fóruns, convenções e eventos da área.

·      Apaixonado: A maioria dos advogados está feliz com a profissão, mais do que isso, eles demonstram uma paixão pelo exercício jurídico e se mostram mais dispostos a trabalhar em diferentes áreas.

Essas características são as que ditam o perfil do advogado moderno. Elas vão de encontro com as novas demandas do setor jurídico, principalmente porque, agora, com a Era Digital, o mercado está mais rápido e dinâmico por conta das novas tecnologias, e dos novos clientes que estão surgindo.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o perfil do advogado moderno, apesar de bastante concorrido, é amplo. Isso porque, cada vez mais surgem escritórios em busca de profissionais com as características citadas acima, que sejam engajados, e, claro, antenados sobre as tendências do setor jurídico.

Além disso, o setor se mostra bastante promissor para quem deseja investir em um negócio próprio, principalmente fora das grandes cidades. O interior tem se mostrando o cenário ideal para quem deseja iniciar uma carreira de empreendedorismo. Isso porque há muita demanda e pouca concorrência.

Isso sem contar a diversidade de causas que o advogado moderno pode pegar. Os pequenos casos são excelentes opções para os profissionais que desejam obter experiência, e, construir uma carreira sólida baseada em Jobs de sucesso que não precisam ser grandiosos.

Contudo, é muito importante que o advogado moderno se mantenha atualizado em relação as principais ferramentas tecnológicas do setor jurídico. Isso porque, esse conhecimento é uma exigência básica do mercado de trabalho.  Além disso, é preciso que o especialista seja extremamente versátil.

O futuro dos advogados

O perfil do advogado moderno possui uma série de oportunidades pela frente. Tudo vai depender de como o profissional irá aproveitá-las. O mercado de trabalho está bastante atrativo. Contudo, o setor também se tornou muito mais exigente por conta da Era Digital.

Além disso, com o surgimento de novos escritórios e a recuperação da economia brasileira, as oportunidades estão se ampliando, tornando o futuro desses profissionais extremamente propício.

O perfil do advogado moderno vai de encontro com as demandas do setor. Contudo, é preciso que os profissionais se mantenham atualizados sobre as novas necessidades que possam surgir, e, busquem se aperfeiçoar constantemente.