Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Os primeiros passos para ser um advogado autônomo

Carreira do Advogado
os-primeiros-passos-para-ser-um-advogado-autonomo.jpeg

Grande parte dos advogados tem como sonho exercer sua profissão em uma grande empresa, cercado por colegas de trabalho, com as tarefas a serem feitas já estabelecidas, com uma hierarquia a ser seguida. Porém, existem pessoas que desejam o total oposto disso. Querem ter flexibilidade, podendo escolher o dia que vai trabalhar, as horas que se dedicará a isso, a forma como quer as coisas, e além de tudo ser seu próprio chefe e estabelecendo suas próprias regras. Apesar de parecer algo um tanto tentador, ter o seu negócio e ser você mesmo o seu patrão, isso pode te apresentar grandes desafios no início do projeto. Tenha em mente que você terá dificuldades para conseguir uma secretária, um estagiário ou um contador. Poderá ser você por você mesmo.

É importante que você saiba que se o seu investimento for zero ou quase zero para o seu negócio, os desafios serão maiores ainda, pois no início você terá mais gastos do que lucros. Um dos maiores gastos está na criação e organização do seu escritório, o que fará com que você tenha que desembolsar uma grana legal. É claro que a ideia de você atender em sua casa ou de ir até a casa dos clientes não é algo nulo ou que ninguém tenha feito, mas isso é tema para outro post. Nesse abordaremos a ideia de que você tenha o seu escritório.

Mas então, chega de enrolação e veja os passos para você se tornar um advogado autônomo.

1.   Planejamento - Faça uma lista de gastos iniciais que você terá e principalmente de quanto você tem em dinheiro para gastar. O ideal é que se você estiver mesmo com poucos recursos financeiros, procure uma forma de ganhar dinheiro, podendo ser até mesmo como estagiário. Pode parecer algo chato e trabalhoso logo no início, mas sempre pense que no futuro valerá a pena o esforço. Nessa sua lista poderá conter os itens necessários para o seu escritório, como um computador para uso geral, desde administração, organização, acompanhamento de processos, etc. Cartão de visita, mesa, cadeiras, ventilador ou ar condicionado, dentre outros. Dê prioridade para o que realmente é essencial nesse momento, caso seu investimento seja pequeno e não tenha como comprar tudo logo de cara.

2.   Montagem do escritório - Antes de iniciar a montagem do seu escritório é essencial a pesquisa e escolha de uma boa localização para ele. Escolha pontos estratégicos e de fácil acesso para os seus clientes. Um local bem localizado pode dar uma visão de mais credibilidade ao seu trabalho. Então você já escolheu o local e já conseguiu comprar as coisas? Agora é hora de colocar a mão na massa e arrumar seu escritório (Já fizemos um post ensinando como montar ele. Clique aqui!).

3.   Ter experiência - Para que você consiga iniciar o seu negócio de maneira que não cometa tantos erros, é bom que você tenha experiência. Infelizmente só a teoria dada durante a faculdade, não te ajudará em muita coisa. Você precisa viver ou pelo menos já ter vivido algo na prática. Só assim você terá as reais noções de administração e organização de um escritório e principalmente experiência o suficiente para se virar sozinho no mercado de trabalho. Mas afinal de contas, como adquirir experiência? Uma das principais formas é sendo um estagiário. Apesar do salário, geralmente, baixo e da possível não valorização tão grande desse seu trabalho temporário, isso será algo que te ajudará bastante, principalmente no seu conhecimento sobre administração e gestão financeira, que são poucos ensinados durante a faculdade.

4.   Buscar seus clientes - Planejamento pronto, escritório feito e experiência concluída. Agora é hora de ir à procura dos seus clientes. Existe o famoso e antigo método boca a boca, mas também temos hoje em dia ferramentas muito boas que te ajudará nesse processo de divulgação, como a internet por exemplo. Se possível crie um blog ou um perfil em alguma mídia social e divulgue seu trabalho de maneira divertida e descontraída. Algo que chame a atenção das pessoas e as instigue a conhecer melhor sobre o seu trabalho. Talvez você tenha dificuldade em ter bons clientes no início. Se acontecer isso, tenha paciência.

5.   Tenha limites - Ao receber seu primeiro pagamento e os próximos, não gaste tudo de vez. Um advogado autônomo pode passar por sufoco durante alguns meses, principalmente no começo de sua carreira como autônomo. Infelizmente pode acontecer de em algum mês você não ter salário nenhum. Para se prevenir no caso de isso acontecer, reserve uma quantia do que ganhar para pelo menos o mês seguinte você ter como pagar suas contas, água, luz, cartão, etc. Elas não esperam por você.

6.   Mantenha-se atualizado - Leia um jornal ou acesse um site de notícias pelo menos uma vez por semana. O direito vive em uma constante mudança, então é sempre bom estar por dentro de uma nova lei que acabou de ser aprovada ou então de acontecimentos que podem ser muito importantes para a execução do seu trabalho.