Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Saiba Tudo Sobre a Carreira de Advogado

Carreira do Advogado
saiba-tudo-sobre-a-carreira-de-advogado.jpeg

Algumas profissões costumam ter muito respeito da sociedade, e as pessoas que trabalham nela são consideradas com grande admiração. Não há dúvidas, de que uma profissão que se encaixa muito bem nessa descrição é a de Advogado.

Por isso, hoje vamos explicar o que você precisa para seguir a profissão de Advogado, qual o perfil de um profissional de Direito, o que se aprende na faculdade de Direito, como é a rotina dos Advogados e muito mais, vamos lá!

Qual o Perfil de um Profissional de Direito

Bom, este profissional costuma ter muitos atributos. Entre eles estão: ser capaz de exercer profissões jurídicas, resolver problemas e conhecer os sistemas de justiça nacional e internacional. Além disso, é preciso que conheça todas as fontes de Direito (artigos, leis, livros) e ainda ficar em dia com atualizações ou alterações em cada conceito.

Um Advogado precisa saber trabalhar coletivamente, se expressar com uma linguagem clara e precisa, ser capaz de tomar decisões e sempre se adaptar às mudanças sociais, políticas e jurídicas.

O Que é Estudado na Faculdade de Direito?

Em princípio, na Faculdade de Direito, você tem a oportunidade de aprender a avaliar casos, provas orais e documentais, orientar processos para a justiça e recomendar procedimentos. Você aprende desde direitos do consumidor até direitos mais complexos, como incentivos empresariais e isenções tributarias, e também recebe as ferramentas necessárias para transformar a sociedade por meio da lei.

Com isso, você terá o conhecimento necessário para conduzir investigações legais, desenvolver peças iniciais, recursos e petições, acompanhar audiências entre outros.

Como é a Rotina de Trabalho dos Advogados?

Os Advogados de escritório geralmente são procurados por clientes para representá-los em questões judiciais. Para fazer isso, ele precisa mediar acordos, conduzir pesquisas jurídicas, preparar pareceres, negociar entre muitas outras ações.

E Advogados de empresa, além de trabalharem com tudo isso, ainda reavaliam estratégias processuais e práticas do RH, analisam contratos entre muitas outras atividades.

Dicas Para Passar no Teste da OAB

O teste OAB é um dos testes mais temidos. Pois é ele que determina se você vai ou não se tornar um Advogado. E se não for aprovado, você precisa esperar para fazer novamente. No entanto, com algumas dicas sobre o teste, pode ficar mais simples, e você pode passar com mais facilidade.

A primeira e maior proposta é que você não pense em quanto o teste pode ser difícil. Apenas remova esse pensamento da sua mente. Mas é claro que não há fórmula mágica para passar no teste sem estudar.

O teste requer muito conhecimento do meio e, portanto, o estudo diário é uma das principais formas de alcançar seu sonho de se tornar Advogado. Nunca deixe o estudo para alguns dias antes do teste, o mais indicado é estudar um pouco todos os dias. Reserve algumas horas de estudo por dia antes de o teste chegar.

Como um Mentor Pode Ajudar em Seu Crescimento?

As orientações e conselhos de um mentor ajudam o Advogado a estabelecer metas viáveis ​​para alcançar seus objetivos dentro da carreira. Entre os principais benefícios que o relacionamento com um mentor pode trazer estão:

•        Visão de mercado;

•        Desenvolvimento de habilidades novas;

•        Ajuda a alcançar mais objetivos.

O dia a dia de um Advogado requer habilidades sofisticadas adquiridas a longo prazo por meio de muito estudo e treino, tais como boa retórica, boa dicção, capacidade de memorizar, poder de persuasão e assim por diante.  

Ou seja, a presença de professores com competências nestas práticas, sem dúvidas, é a melhor maneira de aprender a dominá-las. Da mesma forma, uma orientação sobre oscilações no mercado só pode ser absorvida por um colega cuja experiência é maior.