Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Quatro dicas de como organizar a contabilidade de um escritório de advocacia

Finanças
quatro-dicas-de-como-organizar-a-contabilidade-de-um-escritrio-de-advocacia.jpeg

Se você deseja manter o seu escritório de advocacia atuando com o melhor desempenho possível, é muito importante que você saiba como organizar a contabilidade do seu empreendimento. Não basta apenas guardar comprovantes de compras, é preciso saber gerenciar as finanças.

Um erro muito comum dos profissionais da área é deixar os documentos financeiros se acumularem virando uma grande bagunça de papéis. Além disso, demonstrar falta de profissionalismo, a desorganização é extremamente prejudicial, pois, você pode acabar deixando de pagar contas necessárias.

Atualmente, existem diversos recursos tecnológicos que podem te ajudar a organizar a contabilidade. Isso sem contar, claro, que você pode e deve contratar um contador para o seu negócio. Independente do tamanho da sua empresa, ele é essencial para que você tenha controle sobre suas finanças.

Organizar a contabilidade do seu escritório de advocacia não é uma tarefa complexa, tudo que você precisa é ter foco e saber utilizar as ferramentas disponíveis no mercado. Lembre-se, a organização é essencial para que você consiga otimizar o seu trabalho.

  1. Utilize um software para organizar a contabilidade

Atualmente, existe uma série de recursos tecnológicos que você pode utilizar para organizar a contabilidade. Uma rápida pesquisa em motores de busca já mostrará uma série de softwares que te ajudarão a ter mais controle sobre seus gastos e lucros de forma rápida e eficiente.

O ideal é que antes de escolher uma ferramenta de contabilidade você faça um amplo levantamento sobre as opções existentes. Além disso, fale com um contador para saber qual ferramenta para o seu escritório de advocacia. Dessa maneira, você poderá escolher a plataforma ideal para o seu negócio.

  1. Tenha um sistema de armazenamento em nuvem

É muito importante que você utilize um sistema de armazenamento em nuvem. Além de deixar seu escritório mais organizado, por descartar o uso de arquivos físicos, a plataforma é essencial para que você tenha um backup de todos os documentos e arquivos importantes para a sua empresa.

Tenha em mente que imprevistos acontecem e que você precisa ter uma cópia de segurança para quando isso acontecer. Além disso, esse tipo de ferramenta é muito indicada para quem deseja organizar a contabilidade de um negócio, pois, permite que os gastos e lucros sejam visualizados de maneira fácil.

Lembre-se que você está vivendo em uma Era Digital, logo, não deixe de utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis. Dessa maneira você conseguirá otimizar o seu trabalho e melhorar o desempenho da sua empresa.

  1. Separe as contas por categorias

Um escritório de advocacia possui uma série de gastos. Partindo dos básicos como, luz, água e internet até taxas, impostos, todos eles são necessários para que a sua empresa possa funcionar. Contudo, se você deseja organizar a contabilidade do seu escritório é essencial catalogar essas despesas.

Dessa maneira, você terá mais controle sobre as suas finanças. Além disso, é muito importante que você tenha cópias de todos os comprovantes de pagamento. Assim você evitará problemas futuros caso algum órgão questione o não pagamento de alguma conta.

  1. Contrate um contador

A última dica para você organizar a contabilidade é contratar um contador. Independentemente do porte do seu escritório de advocacia, esse profissional é essencial dentro da sua empresa. Dessa maneira, você terá maior controle sobre suas finanças sem muito esforço.

  • Experiência na área: O contador tem experiência na área de finanças, logo, ele saberá exatamente como organizar sua contabilidade da melhor maneira, deixando mais acessível e permitindo que você foque sua atenção em outras tarefas importantes.
  • Conhecimento sobre finanças: O profissional de contabilidade fez anos de faculdade, logo, ele possui um amplo conhecimento sobre finanças. Isso sem contar que o especialista está em constante contato com a área de contabilidade.
  • Utiliza ferramentas adequadas: O contador saberá exatamente quais são as melhores ferramentas para que você consiga organizar a contabilidade do seu escritório de advocacia de forma eficaz, obtendo, assim, mais controle sobre suas finanças.

Tenha em mente que contratar um contador irá tornar a tarefa de organizar a contabilidade do seu escritório de advocacia muito mais fácil. Dessa maneira, você poderá focar a sua atenção em outras tarefas que também são essenciais no se dia a dia de trabalho.