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6 Erros ao Trabalhar Com Marketing Jurídico

Marketing Jurídico
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Pode não parecer, mas hoje em dia ainda existem Advogados que, por falta de conhecimento, não sabem o que é marketing jurídico ou confundem marketing com publicidade. Essa confusão pode trazer consequências inconvenientes ​​que não podem acontecer.

Marketing é a arte e ciência de explorar, entregar valor para cobrir as necessidades de um público-alvo e assim gerar lucro. Publicidade é um método de comunicação com um grande número de pessoas. Desta forma, você deve usar o marketing a seu favor ou sua concorrência pode te deixar para trás. Então vamos aos 6 erros ao trabalhar com marketing jurídico:

1. Não Ter Interesse nos Problemas do Cliente

Ao trabalhar com mensagens de marketing, o Advogado deve demonstrar interesse em seus possíveis clientes do que focar em suas próprias conquistas. Falando muito sobre si mesmo, irá passar uma imagem de pessoa inalcançável, muito acima do comum, distanciando o interesse de potenciais clientes que esperam que uma pessoa se identifique mais consigo mesma para resolver seus problemas.

2. Pensar que o Código de Ética da OAB é Limitador

O Código de Ética proíbe o marketing mais agressivo e a ampla divulgação de serviços por advogados. Apesar disso, estratégias de marketing voltadas ao Direito são permitidas, mas com princípios básicos para profissionais que desejam aplica-las.

Apostar no patrocínio de eventos é uma boa ideia, onde é possível divulgar o escritório e o nome do Advogado, escrever textos (especialmente na Internet), com informações sobre o mundo jurídico, e o uso de redes sociais dando prioridade à interação mais cuidadosa, a fim de conquistar a confiança dos clientes.

3. Não Conhecer o Público-Alvo

Para evitar erros com o marketing jurídico, é necessário entender que todo trabalho de marketing começa sempre com um bom planejamento. Nesta etapa, você precisa determinar seu público-alvo: você precisa saber para quem sua campanha vai ser direcionada, para que assim possa determinar como se comunicar e os melhores meios para essa interação.

Quando isso não é pensado, pode ser que você esteja criando conteúdo irrelevante para o seu público. Isso geralmente ocorre quando os Advogados acreditam saber exatamente o que os clientes querem ler e o que pode ser mais relevante para essas pessoas.

4. Usar Ferramentas de Marketing de Maneira Incorreta

O meio jurídico normalmente não tem especialização em marketing. Para isso, existem profissionais que, se possível, podem ser contratados, mas como consultores.  

Dito isso, para uma campanha de marketing jurídico bem-feita, é aconselhado que o advogado e seu escritório tenham um certo conhecimento dos métodos existentes e entendam como eles funcionam, porque o Advogado será o responsável por seu marketing pessoal.

Compreender o marketing jurídico, conhecer suas ferramentas e como implementa-las é muito importante. É um grande erro pensar que, por trás disso não existe técnica e que o marketing do escritório pode ser feito de qualquer maneira.

5. Não se Diferenciar dos Outros Escritórios de Advocacia

Grande parte dos Advogados estão mais preocupados em vender causas e mostrar serviço, embora isso signifique mostrar mais do mesmo mercado. Muitas vezes há funcionários que demonstram pouco ou nenhum diferencial.

No entanto, essa prática deve ser considerada um erro quando se trata de marketing jurídico. Um Advogado deve sempre lutar pela inovação, se destacando entre os outros, apresentando novos diferenciais e propostas que convençam os potenciais clientes de que seu serviço é excepcional e melhor que os outros.

6. Não Investir em Networking

Vários Advogados não querem participar de encontros, reuniões, etc. Lembre-se: "Quem não é visto, não é lembrado". Criar uma boa rede de relacionamentos é a chave para criar oportunidades para novas parcerias e contratos.

Eventos da OAB, congressos, participação em associações empresariais, almoços de negócios, são as melhores oportunidades para que você possa aumentar seus contatos, o que é de grande ajuda quando o objetivo é ter sucesso de sua carreira.