Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Por que seu escritório jurídico precisa de um sistema de automação de processos para crescer?

Tecnologia da Informação
por-que-seu-escritorio-juridico-precisa-de-um-sistema-de-automacao-de-processos-para-crescer.jpeg

A carreira do advogado com o passar dos anos tem se tornado volumosa conforme seu desempenho profissional aumenta. Assim, para que alcance maiores patamares em sua carreira, o mesmo deve constantemente estar se modernizando, utilizando-se das novas tecnologias.

Logo, para que consiga uma excelente gestão de todos os processos judiciais que acompanha, o mesmo pode se valer da automação de processos, para que seu trabalho seja melhor gerido.

A seguir, trataremos das 6 vantagens que o uso do software na advocacia proporciona.

Ganho na produtividade

A atuação do profissional da advocacia exige que este consiga atuar com eficiência em múltiplos processos simultaneamente. Quantas petições, recursos, audiências etc, devem merecer o seu cuidado diariamente?

E dessa forma, surge um grande perigo: a perda de prazos.

Mas como podemos alcançar conciliar o alto volume de demanda com o pouco tempo disponível diariamente?

Através de um software de automação de processos! Nele poderemos ter total controle sobre a quantidade e tempo que devem ser geridos no dia a dia jurídico, fazendo assim que consigamos alto ganho na produtividade.

Menor quantidade de tarefas repetitivas

O jurista muita das vezes se vê diante de casos semelhantes, principalmente nas ações de massa, em que a causa, os fundamentos jurídicos são muito semelhantes.

Através da gestão de processos alcança-se a otimização do tempo do profissional. Assim, ao invés de se utilizar de uma agenda para calcular prazos, anotar datas de audiências, carga de processos etc, o próprio sistema traz todas as informações em um só lugar.

Portanto, o advogado terá uma diminuição da quantidade de tarefas repetitivas.

Análise do desempenho do escritório

Quantos processos aguardam sentença? Quantas lides estão esperando a data da perícia? Qual o dia para protocolo de petição?

Essas são perguntas que o profissional não conseguiria responder imediatamente acerca de seu escritório jurídico, a não ser que possa um sistema de automação de processos.

Assim, pode-se analisar qual o nível de atuação do profissional, e quais áreas merecem sua melhor atuação para que alcance novos níveis no mercado e lucre ainda mais.

Redução de custos

Um software jurídico proporciona menores idas ao fórum e demais repartições públicas. Isto ocorre, uma vez que, haverá uma melhor gestão do tempo do profissional que somente se dirigirá em casos de real necessidade.

Além disso, pode ocorrer até uma diminuição com a folha de pagamento de funcionários, visto que haverá a automação de vários serviços.

Controle de prazos processuais

Um dos maiores medos dos advogados é a perda de prazo. Tal ato traz inúmeras consequências, inclusive até a extinção do processo SEM resolução de mérito.

Mas com a automação de processos, os maiores escritórios de advocacia conseguem atender todas as demandas e agindo em todos os atos processuais.

Assim, evita-se até que no futuro seja processado por conta da negligência em processo, uma vez que uma perda de prazo afeta o principal meio de renda do advogado: seu cliente.

A melhor forma de conseguir crescimento profissional

Assim, com a utilização do sistema de automação de processos, o advogado consegue seu real objetivo: crescimento + lucratividade. Tal ocorre por conta de que o profissional terá uma melhor gestão do tempo, podendo se atualizar com as inovações legislativas e jurisprudenciais.