Blog do Auxilium

Conteúdos sobre gestão de escritórios e produtividade para o advogado.

Segurança de Informação em Seu Escritório de Advocacia

Tecnologia da Informação
5-motivos-para-investir-na-seguranca-de-informacao-em-seu-escritorio-de-advocacia.jpeg

Não há dúvida de que um escritório de advocacia desempenha um papel importante na sociedade, pois como todos sabem, os advogados sempre fizeram parte do meio judicial, seja protegendo os interesses dos seus clientes, apoiando negócios de forma jurídica, desenvolvendo contratos e uma série de outras atividades de assessoria.

Deste modo, ele é um profissional que possui informações críticas e confidenciais, que são alvos atraentes para pessoas maliciosas que estão, principalmente, procurando roubar suas informações mais sigilosas.

A segurança da informação é uma questão que tem sido cada vez mais buscada, e é muito importante para um escritório de advocacia, tendo em conta as notícias sobre o vazamento de dados em todo o mundo que vem sendo muito recorrente.

Neste caso, as empresas devem estar atentas às suas políticas de segurança da informação, buscando a proteção de informações que é extremamente valiosa para a empresa. Por isso vamos aos 5 motivos para investir na segurança de informação em seu escritório de advocacia:

1. Manter Informações Confidenciais em Segurança

Ataques maliciosos a dados da sua empresa podem fazer com que o hacker tenha acesso a todos os arquivos nos servidores, como bancos de dados, relatórios e e-mails. E hoje em dia, com o constante aumento da concorrência e competitividade, todo negócio precisa de sigilo.

Nos escritórios de advocacia, por exemplo, alguns processos não podem ser divulgados, e caso isso aconteça, podem ser legalmente responsabilizados. Outra área que pode ser afetada por este problema, são as empresas que estão constantemente em um mercado competitivo e com o vazamento de seus dados e estratégias, rapidamente perdem o lugar na competição.

2. Garantir Maior Confidencialidade

O acesso aos dados da empresa limitado apenas por pessoas autorizadas, garante uma maior proteção das suas informações. Para isso, o recurso de criptografia vem sendo muito utilizada, que é uma mistura de dados durante a transmissão. Outro fator importante é a eficácia em identificar e verificar as credenciais daqueles que podem acessar os dados.

3. Proteger os Ativos da Empresa

Não importa se a empresa é pequena ou grande, todas elas têm informações confidenciais que, se forem vazadas, podem colocar em risco toda a estrutura, incluindo seu funcionamento e operações. Entre os documentos que devem estar protegidos, são cotações de serviços e produtos, contatos de fornecedores e clientes, parcerias com outras empresas e ofertas de preços, lista de impostos e comprovantes já pagos, entre outros.

Além disso, certas informações nas mãos erradas podem custar à empresa um preço alto. Isto porque nenhuma empresa quer que o salário de seus empregados seja divulgado para a concorrência, ou mesmo as estratégias e objetivos de marketing que serão utilizados no próximo semestre, por exemplo.

4. Evitar Espionagem Industrial

Como já dissemos, um escritório de advocacia possui informações importantes e sigilosas que geram o interesse de pessoas e mal-intencionadas. Por exemplo, imagina se o mais novo projeto de motor da McLaren é acessado por sua concorrente? Ou então o projeto de um novo iPhone da Apple? Não seria na legal, não é mesmo?

Para evitar essas situações é essencial utilizar sistemas de segurança da informação, para que assim sua equipe possa trabalhar forma mais tranquila, mesmo sendo projetos remotos, onde cada profissional está uma região geográfica.

5. Manter a Imagem da Sua Empresa

Geralmente um escritório de advocacia pode ter uma variedade de informações sobre seus clientes, tais como informações bancárias, informações cadastrais, e, em alguns casos, até mesmo informações de cartão de crédito. O vazamento desses dados pode levar a perdas financeiras para seus clientes. E se esse erro acontecer em sua empresa, sua credibilidade será prejudicada.